terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Felicidade

Depois de uma noite mal dormida e pouco depois de começarem a "martelar" nas obras que há perto da minha casa, resolvi partilhar aqui uma "história" que ainda me está a custar acreditar.
Conheço já há alguns anos (+/- 5) um rapaz ucraniano que está cá a trabalhar. Há dois anos casou, no seu país, com a namorada que também é ucraniana, e vieram os dois para Portugal. São ambos muito simpáticos! No verão do ano passado eles vieram ter comigo e, por saberem que eu sou enfermeira, mostraram-me uma ecografia ginecológica dela que tinha endometriose como hipótese de diagnóstico. Disseram-me que tentavam engravidar desde o casamento e que não conseguiam e pediram-me para lhes aconselhar um médico.
Marquei-lhes consulta para o ginecologista que me seguia, aqui onde vivemos e pediram-me para ir com eles à consulta para servir de "tradutora" da linguagem médica. A conclusão do médico foi que, aparentemente e depois de algumas análises e exames, não se passava nada de errado com eles. Nessa altura, com a ajuda de um papel e uma caneta, fiz-lhes uma descrição de como funciona o sistema reprodutor, aquilo que nós já sabemos tão bem.
No passado mês de Dezembro ela ficou grávida!
Ontem, ao final do dia, ele telefonou-me a dizer que ela estava a perder sangue e a perguntar o que deveriam fazer. Acabei por ir com eles ao hospital e ela preferiu entrar comigo para servir mais uma vez de "tradutora" da linguagem médica.
Foi observada pelo médico e de seguida fez ecografia.
Pois bem, a hemorragia devia-se a um pequeno descolamento da placenta e deve ficar de repouso nos próximos dias.
Até aqui, uma história como tantas outras...
Mas ela não está grávida de um bebé, nem de dois bebés, mas sim de três bebés!!!
Tem dois sacos gestacionais, um com um bebé e outro com dois! Dois gémeos verdadeiros e um falso.
Ela nem conhecia o significado da palavra gémeos!
Acabámos por estar lá muito tempo, porque o médico resolveu ir chamar a colega para ver aquela ecografia, não é todos os dias que se vê uma gravidez de três bebés!
Está grávida de 7 semanas e todos os bebés têm batimentos cardíacos.
Quando chegámos ao pé do marido dela, era ele que quase ía morrendo com um ataque cardíco!
:)
Ficaram um pouco assustados por ser uma gravidez de risco, por não estarem à espera e por estarem sózinhos (sem família) em Portugal que os possa ajudar. Mas muito felizes!!!
Passei a noite a sonhar com grávidas e com bebés, mas também estou muito feliz por eles!!!