segunda-feira, 10 de abril de 2006

Fertilização In Vitro

Fertilização In Vitro

FIV é um processo em quatro fases:

Fase 1: Estimulação ovárica, monitorização e desencadeamento da ovulação

Ter um número maior de óvulos maduros disponíveis parafertilização aumenta as probabilidades de obter uma gravidez. Já que o corpo da mulher normalmente liberta apenas um óvulo maduro a cada mês, as medicações hormonais são usadas para estimular os ovários a desenvolver mais folículos ováricos. Os folículos são sacos cheios de fluido nos quais os óvulos amadurecem. As medicações também controlam o momento em que deve ocorrer a ovulação para tornar mais fácil recuperar os óvulos.

Como Monitorizar a Estimulação Ovárica:
O seu médico pode usar ecografia para obter imagens dos seus ovários e monitorizar o número e o tamanho dos folículos em maturação. Já que os folículos em desenvolvimento segregam quantidades crescentes de estrogénio, os testes sanguíneos são usados para monitorizar os níveis de hormonas, os quais ajudam a determinar o melhor momento para administrar a medicação e o tempo em que se deve fazer a recuperação do óvulo.

Fase 2: Recuperação do Óvulo

Quando a estimulação ovárica foi concluída e os folículos amadureceram, o seu médico tentará recuperar tantos óvulos quanto possível, embora nem todos possam ser usados num único ciclo de FIV.

A recuperação dos óvulos é realizada sob anestesia local. Os folículos maduros são identificados através da ecografia e então uma agulha é passada através da vagina para retirar o fluido do folículo maduro com uma sucção suave. O fluido é imediatamente examinado ao microscópio para ver se foi recuperado um óvulo. O processo é repetido para cada folículo em ambos os ovários. Todos os óvulos recuperados são removidos do fluido folicular e colocados numa incubadora.

O tratamento com progesterona vaginal pode ser iniciado na noite após a recuperação para ajudar a preparar a camada de revestimento uterino que vai receber o óvulo fertilizado.

Fase 3: Fertilização

Cerca de duas horas antes dos óvulos serem recuperados, uma amostra de sémen é colhida do parceiro masculino e processada para seleccionar os espermatozóides mais fortes e mais activos. Os espermatozóides são então colocados juntamente com os óvulos numa incubadora para mantê-los à mesma temperatura que a do corpo da mulher. No dia seguinte, os óvulos são examinados ao microscópio para determinar se a fertilização ocorreu. Se ela tiver acontecido, os embriões resultantes estarão prontos para transferência para o útero em cerca de 72 horas.

Fase 4: Transferência do Embrião

A transferência de embrião não é um procedimento complicado e pode ser realizada sem anestesia. Os embriões são colocados em um tubo e transferidos para o útero. O número de embriões transferidos depende da idade da mulher, da causa da infertilidade, história de gravidez e outros factores. Se existirem embriões adicionais que apresentem qualidade excepcional, poderão ser congelados pra utilização posterior, desde que sejam cumpridos os critérios das normas para congelação (criopreservação).